Igreja Protestante Reformada do Brasil

A Igreja Protestante Reformada do Brasil (IPRB) é uma igreja que adota a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática. A IPRB existe para exaltar e glorificar a Deus, equipar os salvos e evangelizar os perdidos. Nosso endereço é QNL 22, via 02, lote 11. Taguatinga-DF.

quarta-feira, novembro 22

Os rumos da igreja

Hoje eu li o último texto postado no Blog O Tempora, o Mores, A Alma Católica dos Evangélicos no Brasil. O Pr. Augustus Nicodemos trouxe-nos uma profunda reflexão sobre a realidade da Igreja Evangélica no Brasil.
O desafio que temos diante deste quadro terrível de sincretismo e abandono da verdade bíblica, é continuar anunciando as Antigas Doutrinas da Graça. Essas doutrinas sempre trouxeram renovo para a igreja e fortaleceram a fé dos crentes.
Muitos tem confundido o que vem ocorrendo no Brasil com o genuíno avivamento. A renovação litúrgica tem colocado a juventude na direção dos chamados grupos de louvor, mas as canções entoadas por estes grupos são pobres em conteúdo, fracas em sua musicalidade, superficiais e alienantes.
A Teologia da Prosperidade ainda influencia muita gente, mesmo depois de sofrer um ataque sério, feito no início dos anos 90 através de diversas publicações. Outro problema é a Teologia da Batalha Espiritual, que apregoa a demonização de pessoas e estruturas, promovendo um sincretismo perigoso. Uma visão pagã que mistura elementos do animismo, gnosticismo e cristianismo, formando uma salada religiosa de gosto duvidoso.
Ao contemplar um quadro tão desolador, podemos ser tentados a crer que Deus não está agindo em nosso país. Contudo, em meio a este deserto, surge um oásis de esperança. Deus sempre tem a última palavra.
Em resposta a isto, tenho visto na igreja brasileira um grande interesse em se conhecer a herança reformada da igreja.
As editoras evangélicas estão abrindo espaço para autores e temas reformados. Algumas editoras de orientação pentecostais, têm publicado livros de autores reformados, como a CPAD e a Vida, que tem em seu catálogo autores como James Packer e John MacArthur.
Muitos congressos de pastores e lideres vem apresentado mais reflexão bíblica-teológica do que soluções pragmáticas e seculares para a igreja, como as Conferências promovidas pela Editora Fiel e o Simpósio Os Puritanos.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Acho que nem tudo no meio reformado é tão saudável assim. Existe uma grande variedade de posicionamentos reformados. Há calvinistas que não acreditam na existência de demônios, outros são ecumênicos, outros são fanáticos.

Esses grupos Fiel e Puritanos precisam ser criticados com cuidado! Alguns desse meio são muito reacionários, tradicionalistas, formalistas, literalistas, sem vida espiritual autêntica.

Há que se criticar tudo, meu amigo.

Luiz

11:59 AM  
Anonymous Emilio said...

Caro Isaias! tudo bem? nao estava sabendo desta mudanca de rumos. Deus abencoe vc e a Talita. Qual seu e-mail? me mande para emiliogneto@yahoo.com.br quero saber mais de vc!
abracao
Emilio

2:24 PM  
Blogger Wollmer said...

Pregue o evangelho, ganhe almas para o reino de Deus e Deixe Deus separar o joio do meio do trigo.


Soli Deo Gloria

12:21 PM  

Postar um comentário

<< Home