Igreja Protestante Reformada do Brasil

A Igreja Protestante Reformada do Brasil (IPRB) é uma igreja que adota a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática. A IPRB existe para exaltar e glorificar a Deus, equipar os salvos e evangelizar os perdidos. Nosso endereço é QNL 22, via 02, lote 11. Taguatinga-DF.

sexta-feira, outubro 27

Nosso nome

Igreja:

A igreja é a comunidade local reunidos para adoração e ministério. A igreja é a reunião de pessoas, homens e mulheres, de todos os povos, línguas e nações. Regeneradas pelo Espírito Santo, batizadas em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
A igreja existe desde a eternidade (Jo 17.5). Deus tem um povo que é representado pelos crentes da era do Antigo Testamento e do Novo Testamento, para o qual ele tem um plano em todas as eras desde Adão: reunir esse povo em um só corpo. Cremos que a igreja é este corpo.
Jesus Cristo é o fundador da igreja. (Mt 16.18). Ela é o Corpo de Cristo (Rm 12.5; I Co 12.13; II Co 12.27; Ef 1.23; 4.4, 12; 5.30; Cl 1.18, 24), O Rebanho de Cristo (Lc 12.32; Jo 10.16; At 20.28-29; I Pd 5.2-3), o Santuário de Deus (I Co 3.16-17; 6.19; II Co 6.16; Ef 2.21), o Povo de Deus (Tt 2.14; I Pd 2.9-10), Coluna e Baluarte da Verdade (I Tm 3.15), Lavoura de Deus (I Co 3.9), Israel de Deus (Gl 6.16) e a Noiva de Cristo (Ap 21.9 e 22.17).
Protestante:
Entende-se por “protestante” ou “protestantismo” todo o conjunto de instituições religiosas surgidas em conseqüência da Reforma Religiosa do século XVI nas suas principais vertentes que são a luterana e a calvinista e que procuram manter os princípios básicos que formam o princípio protestante da liberdade:
Somente a Escritura (Sola Scriptura), somente Cristo (Solo Christo), somente a graça (Sola Gratia), somente a fé (Sola Fide), e a Deus seja toda glória (Soli Deo Gloria).
Hoje em dia é difícil incluir entre os protestantes alguns setores do pentecostalismo e, principalmente, do neopentecostalismo brasileiro. O neopentecostalismo possui diversos traços de continuidade cultural com o catolicismo popular latino-americano. Continuidade que muitas vezes desemboca em sincretismo.
O neopentecostalismo provêm da cultura religiosa do catolicismo popular, corporativista e autoritário. É a religião da lábia, do engano e da corrupção. Ele favorece o analfabetismo bíblico. Esta nova religiosidade evangélica é um tipo de ocultismo, recheado de citações bíblicas. O Neopentecostalismo há muito deixou de ser evangélico, tornando uma outra forma de expressão religiosa, distante do pensamento protestante e reformado.
Protestamos contra tal situação fundamentados nos cinco pilares da Reforma Protestante.
Protestamos contra o abandono da Sola Scriptura. Reafirmamos que somente a Bíblia deve ser nossa única regra de fé e prática. Protestamos contra o abandono da doutrina do Solo Christo. Reafirmamos que a salvação de cada homem ocorre somente por meio da obra infalível de Jesus na cruz do calvário. Protestamos contra o abandono da doutrina da Sola Gratia. Reafirmamos que é Deus, somente por sua graça, Quem vai ao encontro do homem para salvá-lo. Protestamos contra o abandono da doutrina da Sola Fide. Reafirmamos, neste nobre estandarte do protestantismo, o ensino da justificação do homem somente pela fé, e não por meio de quaisquer obras. Acima de tudo, protestamos contra o abandono da doutrina da Soli Deo Gloria . Reafirmamos que toda glória seja dada somente a Deus. Protestamos contra evangélicos que glorificam suas próprias obras, suas igrejas, seus templos, seus líderes e seus fiéis, mas não glorificam com suas vidas ao Deus Único e Verdadeiro.
Reformada:
Nossa identificação com os reformadores do século XVI, fundamenta-se no princípio epistemológico reformado: uma ansiosa busca pela pureza da fé. O grande mérito dos reformadores não foi a descoberta de algo novo, mas a redescoberta da antiga mensagem do evangelho.
A teologia reformada é fundamentada na doutrina da soberania de Deus. Cremos que toda a realidade está sob o domínio de Deus. Deus é soberano e criou tudo o que existe e as sustenta com seu poder.
Os reformados entendem ser herdeiros de uma teologia que passa por Paulo, Agostinho, Lutero, Calvino e os teólogos puritanos, entre outros. A Teologia Reformada enfatiza as doutrinas da graça, que podem ser resumidas nos Cinco Pontos do Calvinismo:
Depravação Total, Eleição Incondicional, Expiação Limitada, Graça Irresistível e Persevarança dos Salvos (as iniciais em inglês formam a palavra TULIP).

2 Comments:

Blogger Charles L. Grimm said...

É com algria que vejo nascer essa nova frente de proclamação do Evangelho de Deus!

Que o Senhor continue abençoando os irmãos desse ministério.

Soli Deo Gloria

12:25 AM  
Blogger Jardim Clonal said...

Saudações aos irmãos,
que a Paz e a Graça de nosso Senhor seja convosco.

Compartilho com o irmão Charles a alegria de ver mais uma Igreja Reformada no Brasil.
Sou presbítero da Igreja Kalleyana, uma denominação Reformada da Região Sudeste, muito influenciada pela Teologia dos Puritanos como Robert Kalley (nosso fundador), John Owen e Jonathan Edwards. Que nosso Senhor nos conceda que o nascente movimento Reformado no Brasil cresça ortodoxo e unido, testemunhando da unidade e santidade que Cristo ordena a Sua Igreja.

11:21 AM  

Postar um comentário

<< Home